Skip to main content

A sua empresa sabe e mostra que apoia e respeita os Direitos Humanos proclamados internacionalmente e que não é cúmplice de abusos dos direitos humanos? 

As empresas têm frequentemente impacto nos Direitos Humanos dos seus colaboradores e trabalhadores subcontratados, dos trabalhadores das suas cadeias de abastecimento, das comunidades em torno das suas operações e até dos utilizadores finais dos seus produtos ou serviços, direta ou indiretamente.

Como tal, as empresas têm a responsabilidade e a oportunidade de promover os Direitos Humanos em todas as suas operações, cadeias de abastecimento e não só.

Os meios de comunicação social, os colaboradores, os consumidores, os clientes, os parceiros, as ONG e os investidores estão cada vez mais atentos ao impacto das empresas sobre os Direitos Humanos.

Em resposta, as empresas responsáveis estão à procura de formas de respeitar ativamente e evitar impactes negativos sobre os Direitos Humanos - ao mesmo tempo que gerem a sua reputação.

O Business & Human Rights Accelerator é um programa de seis meses que incentiva as empresas participantes do UN Global Compact em todos os sectores e regiões a passarem do compromisso à ação em matéria de Direitos Humanos e Direitos Laborais. Através da identificação dos principais impactes, do estabelecimento de um processo contínuo de diligência devida e do desenvolvimento de um plano de ação, o Business & Human Rights Accelerator irá capacitar a sua empresa para avançar no seu percurso em matéria de Direitos Humanos.

Com o Business & Human Rights Accelerator.

Aprenderá

  • A identificar as suas responsabilidades no respeito pelos direitos humanos e pelos direitos laborais, expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem e na Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho
  • Como estabelecer um processo contínuo de diligência devida em matéria de Direitos Humanos, em conformidade com as normas internacionais
  • Como relatar e comunicar o seu percurso de diligência devida em matéria de Direitos Humanos, incluindo através da Comunicação sobre o Progresso, o requisito anual de divulgação pública para todos os participantes na UN Global Compact

Obterá

  • Uma perceção do ponto em que a sua empresa se encontra no seu percurso em matéria de Direitos Humanos
  • Uma avaliação dos impactos adversos reais e potenciais sobre os Direitos Humanos e a capacidade de priorizar a ação
  • A capacidade de mitigar os seus impactos sobre os direitos humanos, nomeadamente através de mecanismos de reclamação e de remediação
  • Formas de envolver as partes interessadas nos impactos empresariais
  • Um plano de ação para promover os Direitos Humanos na sua empresa e fora dela
  • Uma rede de pares, parceiros das Nações Unidas e peritos para apoiar o seu percurso em matéria de Direitos Humanos e trabalhar coletivamente para enfrentar os obstáculos persistentes à diligência devida em matéria de Direitos Humanos
  • Um certificado que demonstra a conclusão do programa

Etapa 1

OS princípios UN Global Compact relativos aos Direitos Humanos e Práticas Laborais, os UN Guiding Principles e o processo de diligência devida em matéria de Direitos Humanos. Os participantes avaliam em que ponto se encontram neste percurso.

Etapa 2

Os participantes examinam a cadeia de valor da empresa e identificam potenciais impactes

Etapa 3

Os participantes priorizam impactes relevantes sobre os Direitos Humanos e analisam o seu envolvimento com esses impactes.

Etapa 4

Desenvolvimento de ações e métricas específicas.

Etapa 5

Como envolver os stakeholders afetados de forma eficaz e comunicar os seus impactes.

Etapa 6

Mecanismos de reclamação e remediação

Testemunhos

“A integração neste programa permitiu-nos ter acesso a ferramentas para identificar, diagnosticar, prevenir e mitigar os potenciais impactos sobre os direitos humanos das nossas operações e na cadeia de valor.”
Sofia Jorge
Administradora Executiva para a Sustentabilidade, Risco, Comunicação, Pessoas e Talento, ALTRI
“Fazer parte de um programa com empresas de diferentes setores de atividade e com a participação de especialistas foi fundamental para ficarmos mais conscientes das tendências internacionais e percebermos (…) como as várias empresas (…)atuam e dão o seu contributo para um crescente respeito pelos direitos humanos.”
Jorge Sousa Teixeira
CEO, BPI Gestão de Ativos

"Participar no Business & Human Rights Accelerator permitiu-nos ter uma abordagem mais estruturada do nosso plano de ação, mapeando riscos e prioridades, com vista a resultados eficazes e efetivos"

Rita Trabulo,
Diretora de Inovação e Conhecimento com o pelouro da Sustentabilidade
CCA LAW FIRM

Eligibilidade

O UN Global Compact convida as empresas a aderirem ao programa Business & Human Rights. Para participar, as empresas devem ser participantes UN Global Compact e cumprir os seguintes critérios

  • Ser participante da UN Global Compact Network Portugal ou estar disposta a aderir antes do início do programa
  • Estarem dispostas a identificar os seus impactes sobre os Direitos Humanos e examinar uma área da sua cadeia de valor ao pormenor
  • Terem disponibilidade para nomear dois representantes que participem nas atividades e sessões do Acelerador
  • Nomear um “Embaixador" de nível executivo para acompanhar os desenvolvimentos do programa, prestar apoio e participar em eventos de alto nível.

Timeline

6 de setembro a 15 de janeiro

Registo
de empresas

Fevereiro 2024

Início
do Programa

Julho 2024

Conclusão
do Programa

Pronto para participar?

Inscreva a sua empresa aqui ou contacte a Global Compact Network Portugal através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton